
Sobre o artista
Neto vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Sua produção articula técnica rigorosa e liberdade gestual, unindo figuração e abstração no mesmo trabalho.
Ele investiga a relação entre ordem e entropia, permanência e transformação. As proporções e os motivos mantêm ancoragem no real, enquanto a aplicação da tinta e o uso da cor operam de forma expressiva e não literal, criando subjetividade e fluidez.
A cor não é pré-definida em paletas fixas. Ela emerge no processo, como consequência da construção da imagem, da composição e do tempo de permanência diante da obra. Cada trabalho se desenvolve como um campo de decisão contínua, no qual figurativo e abstrato coexistem.
O processo de criação parte da atração estética e semântica pelo motivo, mas se consolida pela disciplina, pela prática deliberada e pela atenção prolongada. Mais do que buscar um resultado pré determinado, o artista trabalha na construção de um estado de presença em que a obra se organiza gradualmente, revelando suas próprias exigências formais e simbólicas.
Sua pesquisa é atravessada por referências aos grandes mestres, à arquitetura, ao design, às formas da natureza, à música e à experiência cotidiana. Esses elementos não são citados de forma ilustrativa, mas reorganizados em composições que criam, recontam ou tensionam narrativas visuais..
A criação, em seu trabalho, é entendida como um processo de ordenamento. De transformar caos em possibilidade, possibilidade em probabilidade e probabilidade em realidade. É desse movimento — silencioso, rigoroso e contínuo — que sua obra emerge.