
Renascimento
Em "Renascimento", série de pinturas iniciada em 2020, o artista homenageia os mestres do período renascentista italiano ao apresentar releituras de suas obras em alusão a mais um renascimento pelo qual precisaria passar o mundo após a crise provocada pela pandemia.
Na opinião de Neto, surge naquele momento a necessidade de uma intensa revalorização do mundo e dos modelos de vida e sociedade, além do questionamento e revisão do status quo. Faz-se então necessária uma busca interior pela expressão do que o ser humano é capaz de realizar como cocriador neste mundo e como espécie.
E, tendo a Renascença como tema de sua primeira série de pinturas, o artista também faz referência ao seu próprio renascimento para a arte após muitos anos negando a si próprio esse caminho.
Ao se redescobrir como artista, Neto sentiu que sua necessidade de se expressar de forma visual era vital para ele e, ao voltar seu olhar novamente para a arte, percebeu que havia estado por muito tempo em uma espécie de "Idade das Trevas" imposta por suas próprias escolhas que o afastaram da arte. Foi então que decidiu buscar seu próprio renascimento para uma vida menos sufocante, mais plena e mais realizada.




























